DIA DO TAQUÍGRAFO - 03 DE MAIO

.
No Brasil, Iniciou no Judiciário do Pará, com a instalação do Tribunal de Relações em 1874, a taquigrafia (do grego Takys - depressa e Graphia escrita) ou estenografia, é um termo geral que define todo método abreviado ou simbólico de escrita.

A taquigrafia ou estenografia utiliza em geral, sinais originados da geometria, mas também tirados das letras comuns, por se tratar de um sistema de escrita abreviada

Alguns estudiosos atribuem a invenção da taquigrafia aos hebreus e outros, aos gregos. No entanto, o primeiro sistema organizado de taquigrafia, compreendida como uma grafia especial por meio de sinais especiais, aceito oficialmente pelos historiadores como o primeiro sistema organizado de taquigrafia, foram as "Notas Tironianas", ou "Abreviaturas Tironianas", sinais taquigráficos inventados por "Tiro" (Marco Túlio Tiro), escravo e secretário de Cícero, o grande orador e político romano.

Segundo o historiador G. Sarpe, no seu livro "Prolegomena ad Tachygraphiam romanam", publicado em 1829, o primeiro apanhamento estenográfico foi feito por ocasião de um discurso de Cícero contra Verres, no ano de 70 a.C.

No que diz respeito ao Judiciário, destaca-se que a taquigrafia é um instrumento imperioso por ser utilizado em registros de julgamentos de 2ª Instância e que, por vezes, são anexados aos autos processuais, seguindo para Cortes Superiores.


Ressalta-se ainda que o trabalho não admite atrasos, eis a razão de um taquígrafo seguir o outro em intervalos curtos, que variam entre 10 a 20 minutos, numa escala de entrada no plenário, para possibilitar mais rapidez na transcrição do texto e manter a fidedignidade do registro com o intuito de melhor servir com eficiência e eficácia as solicitações de desembargadores, secretários, advogados e jurisdicionados.

Por outro lado, ressalta-se que a utilização dos métodos taquigráficos propiciam a economia de tempo e o desenvolvimento intelectual, uma vez que disciplina a inteligência, estimula a agilidade e combate a indisposição mental, auxilia o raciocínio, desenvolve o poder e a velocidade de compreensão e facilita o exercício profissional.

Apesar de parecer uma área profissional em declínio, é utilizada largamente nas áreas judiciária e parlamentar. A taquigrafia teve ampliado o espaço no mercado, sendo cada vez mais requisitada na área empresarial para acompanhamento de palestras, seminários e outros eventos.

A imensa e remota história da taquigrafia vem se arrastando através dos tempos; porém, podemos encontrar um universo de informações nas "Enciclopédia Italiana", Grande "Enciclopédia Francesa", "Enciclopédia Portuguesa" e em outras obras de menor divulgação.


O sitema "Taylor" é universal, sendo usado nas línguas Anglo-Germânica e Neo-Latina. No Brasil, devemos a adaptação do Sistema Taylor à língua portuguesa, por Manuel José Pereira da Silva Velho, seguindo modificações de vários autores, como vemos nos pequenos livros publicados.
Geralmente, o taquígrafo escolhe qualquer um dos métodos ao qual melhor se adapta.

Fontes:tjpará e mundotaquigrafia.com
(adaptado e revisado)


.
Topo