DIA DO SOLO - 03 DE MAIO

De extrema importância para todos os seres vivos do nosso planeta,o solo, ou terra, assim como o ar, a água, o fogo e o vento, são fatores essenciais à vida. É do solo que retiramos parte dos nossos alimentos e é sobre ele, na maioria das vezes, que construímos a nossa casa. Por isso, o solo fértil é indispensável à sobrevivência das espécies do planeta.


Geralmente, a composição do solo contém partículas sólidas, água e ar. A parte sólida ocupa mais ou menos 50% da quantidade de um solo: cerca de 45% representam a matéria mineral e 5%, a matéria orgânica. Os outros 50% são ocupados por mais ou menos 25% de água e 25% de ar.

Se fizermos uma incisão na crosta terrestre desde a superfície até a rocha matriz, poderemos observar o que se chama de perfil do solo, no qual se podem reconhecer várias camadas ou horizontes.
O ar também é um componente importante para que as raízes possam absorver oxigênio e respirar.

O solo fértil, ao se tornar pobre em nutrientes, é preciso providenciar sua adubação, para que a terra fique rica e produtiva e seja possível cultivar plantas e colher alimentos.


Todo solo cultivado deve ser mantido adequadamente úmido, pois sem água, os vegetais não se desenvolvem. Mesmo o solo que possui água suficiente para fornecer às plantas, pode ficar seco em determinadas épocas, devido à grande evaporação de água e à ausência de chuvas.

Se o solo permanecer encharcado por longo tempo perderá, praticamente, toda a sua capacidade natural de drenagem, ou seja, de escoamento da água, sendo, portanto, necessária a drenagem artificial.


Devemos respeitar a capacidade do solo, pois os ecossistemas existentes no planeta dependem dele para a sua sobrevivência. Sabedoria e consciência são adjetivos essenciais ao ser humano, para manter o solo de forma adequada à sua utilização, para que seja capaz de dar sempre bons frutos.

Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.

Topo