DIA DO PROFISSIONAL DE MARKETING - 08 DE MAIO

.
Às vezes o profissional de marketing é é tratado como marqueteiro, mas não há como comparar um profissional de Marketing dessa forma, pois um profissional verdadeiro sempre tem conhecimento do que faz, toda a sua carreira é composta por estudos, aprendizado contínuo e muito mais do que simplesmente atrair consumidores e dar-lhes produtos descartáveis.


Consciente de todos os resultados vindos de suas ações, um profissional de Marketing tem como princípios, respeitar o consumidor, a empresa e a ciência chamada Marketing, pois não há como deixar que pessoas despreparadas tomem postos tão importantes nas organizações, façam suas estratégias em “achismos” e pensem que o consumidor é um ser que deve ser tratado bem somente na hora da venda dos produtos.

Cabe ao profissional de Marketing, muito mais do que vender bem uma idéia, um projeto ou um novo produto, estudar constantemente o mercado, saber de todas as variáveis que possam estar inseridas sobre as estratégias, campanhas e o produto em questão.

Não basta apenas conhecer a ciência do Marketing para chegar ao sucesso; deve-se usar com sabedoria tudo o que está disponível no mercado. Copiar é muito fácil, roubar idéias dos outros é simples, mas ser um profissional de Marketing legítimo é duro e trabalhoso, faz com que os estudos sejam constantes, a busca por informações é parte do que mais agrada ao trabalhar com o Marketing, pois não existe sorte sem trabalho, e em 95% dos casos o Marketing funciona perfeitamente pelos estudos, conhecimentos, dedicação e sabedoria aplicadas em cada dado coletado.

Saber elaborar um plano de Marketing sem conhecer o mercado-alvo, não adiantaria, não basta simplesmente julgar que isso ou aquilo daria certo, depende de muito trabalho, busca por informações, conhecer o mercado, seus consumidores e também a empresa, não são pequenas variáveis que impedirão a implantação de um novo projeto, mas as pequenas variáveis são tão importantes quanto as grandes, deixar de lado qualquer variável é coisa de marqueteiro, e quem sofre é o profissional honesto, que trabalha duro e busca dar ao Marketing o Valor real, tratando-o não como um título, mas como a ciência que, como já foi mostrado aqui, está fazendo parte da vida dos homens desde a antigüidade.


O Marketing torna-se prazeroso ao realizar descobertas, por mais que seja um trabalho duro, é um exercício da mente ao coração, não há como abandonar o princípio e tudo, cada passo é dado com muita segurança pelo profissional de Marketing, pois conhece muito bem o que está fazendo e traz consigo conhecimento adquirido ao longo do tempo, das Pesquisas elaboradas, do fazer o certo da forma certa e não “achar” ou ter “sorte”, porque achar não é ser competente, ter sorte é trabalhar duro e não simplesmente jogar com as coisas.

É importante saber separar o profissional de Marketing de outro termo qualquer. Tal fato pode ocorrer devido ao pouco conhecimento do que realmente é o Marketing. Como ocorre em  outros casos, muitos não detém o informações suficientes sobre esta ciência e o quanto dela está inserida em seu quotidiano, mas não é percebida.

Não existe nenhuma fórmula mágica no Marketing e sim bastante trabalho, dedicação, busca por conhecimento e muito respeito com o mercado e o consumidor.




.
Topo