DIA DA ASCENSÃO - 13 DE MAIO

.
Desde o seu surgimento, o Dia da Ascensão é comemorado pelas Igrejas. Por muito tempo, os cristãos da antiguidade iam até o Monte das Oliveiras para festejar esse dia glorioso. Na verdade, nos quatro primeiros séculos a Ascensão era comemorada juntamente com o Dia de Pentecostes formando uma só Festa. Após 400 anos, há o desmembramento da Festa, reservando a comemoração do Dia da Ascensão após quarenta dias da Páscoa e dez dias depois o Dia de Pentecostes. Parece-nos que os antigos crentes apoiaram-se na literalidade dos 40 dias de Atos dos Apóstolos capítulo 1, versículo 3.


Atos e o Terceiro Evangelho de São Lucas.

Estudiosos apontam que tanto o Evangelho de Lucas como o Livro de Atos dos Apóstolos formavam uma só obra literária. Depois de alguns anos ocorre a separação da obra, formando dois livros.

Atos dos Apóstolos

Lucas direciona sua obra a uma pessoa chamada Teófilo, nome proposital, pois significa “Amigo de Deus”. O Livro de Atos dos Apóstolos não pretende ser a princípio um livro histórico onde as datas, os locais e as personagens são descritos precisamente. O Livro de Atos dos Apóstolos procura trazer o testemunho das primeiras comunidades seguidoras de Jesus de Nazaré. Enquanto o Evangelho de Lucas nos fala da práxis de Jesus, o Livro dos Atos dos Apóstolos nos descreve a práxis das primeiras comunidades.

O que de fato devemos aprender com essa passagem da Ascensão? O que ela nos deseja ensinar através desse texto dos Atos dos Apóstolos? O que ela comunica a nossa fé?

De início percebemos que a Ascensão não significa que Jesus abandonou seus discípulos à própria sorte. Na verdade, sua subida aos céus significou a vinda do Espírito Santo que trás a força para testemunhar do próprio Jesus (vers.8). Essa força não terá limites físicos para agir, pois ela estará com todos os seus discípulos onde quer que estejam. A mensagem de Jesus de Nazaré estava viva nas vidas dos crentes.

Parece-nos também que o trecho de Atos dos Apóstolos nos aponta para um universalismo da mensagem de Cristo. O início se dá em Jerusalém, mas estende suas fronteiras para o mundo a fora, “[...] em toda a Judéia e a Samaria, e até os confins da terra”. O testemunho da Ressurreição deverá ser levado para outras terras, além da Terra Sagrada. O Cristianismo não é a primeira religião que sai do seu lugar para se expandir. Na verdade ele recebe essa herança do próprio Judaísmo. Muito antes mesmo, o Budismo se expandiu para outras terras na história das religiões abrindo outros precedentes para as religiões missionárias.


Com a Ascensão a Igreja se liberta para levar a mensagem das Boas Novas de Jesus Cristo a culturas diferentes em outros lugares jamais imaginados. O Livro de Atos dos Apóstolos nos conta um pouco desse desprendimento e da abertura de levar a mensagem a povos não judeus.


.
Topo