MARQUÊS DE POMBAL - ESTADISTA PORTUGUÊS

Conhecido historicamente como Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo, (Lisboa,13/05/1699 - Pombal, 08/05/1782), nobre e estadista português, trabalhou como secretário de Estado do Reino português, no governo do Rei D. José.

Marquês de Pombal

Sebastião José de Carvalho, o Marquês de Pombal, representou o depotismo sclarecido português, e em épocas de iluminismo, aproximou Portugal economicamente dos países do Norte da Europa. Foi responsável por reformas administrativas nos setores econômicos e sociais. Acabou com a discriminação que havia sobre os cristãos-novos.

Expulsou os jesuítas de Portugal e das colônias portuguesas. Depois do terremoto que Lisboa havia sofrido em 1755, teve o desafio de renovar arquitetonicamente a capital portuguesa.

Sua família era de origem nobre, possibilitando que na sua juventude estudasse Direito na Universidade de Coimbra. Não terminou o curso, e ingressou no serviço militar. Chegou ao cargo de cadete, insatisfeito se retirou do serviço militar.

Casou-se com Teresa de Noronha e Bourbon, uma dama da rainha Maria Ana de Áustria. Iniciou sua vida pública aos 39 anos de idade, quando iniciou seus trabalhos como embaixador na Inglaterra e na Áustria . Sua esposa havia falecido na Inglaterra.

Em 1790, retornou à Corte para ser ministro do recém coroado rei José. Em 1758, depois de um atentado à vida do rei, passou a exercer maiores poderes e ser considerado um ditador ao castigar os seus críticos e adversários.

Incentivou a educação em Portugal e a produção de manufaturas no país, como forma de diminuir a dependência pelas manufaturas inglesas.

Depois do falecimento do rei José, o trono foi ocupado pela rainha Maria I, conhecida como louca. Em 1777, Marquês de Pombal perdeu os seus poderes e funções políticas, sendo afastado do governo.

Influenciada por padres e nobres, a rainha o exilou sob acusações de corrupção. Após um perdão da rainha, em virtude da idade avançada do marquês, não foi necessário cumprir o exílio, prestou alguns serviços ao reino e se retirou em seu palácio, onde morreria aos 83 anos. A queda de Marquês de Pombal ficou conhecida como “viradeira”.

Fonte: historiabrasileira/biografias

Ir para Biografias
.
Topo