IRMÃOS LUMIÈRE - OS PAIS DO CINEMA

.
Considerados os pais do cinema, Auguste e Luis Lumière foram os pioneiros na exibição de imagens em movimento.

Depois que eles inventaram o cinematógrafo, em 28/12/1895, na cidade de La Ciotat, localizada no sudeste da França, fizeram a primeira exibição pública de uma imagem em movimento. Filhos de Antoine Lumière, fotógrafo e fabricante de películas fotográficas, os irmãos também eram colaboradores do pai, na fábrica Lumière.

A maioria das produções dos irmãos Lumière consistia em documentários curtos relacionados com a divulgação do próprio equipamento inventado por eles, o cinematógrafo.

O cinematógrafo era, ao mesmo tempo, uma máquina de filmar e um projetor de cinema. A primeira sala de cinema onde em 1895 os irmãos Lumière fizeram a primeira exibição pública de imagens em movimento chama-se Eden e existe até hoje.

Os irmãos eram engenheiros, e Auguste também gerenciava a fábrica da família. Apesar do sucesso com a divulgação do invento, os irmãos acreditavam que era apenas um instrumento para uso científico que não teria futuro comercial.


Os irmãos Lumière, mais tarde, em 1986, promoveram a divulgação do cinematógrafo em Bombaim, Londres e Nova Iorque. Além do cinematógrafo, os irmãos também se dedicaram a outros inventos, como o autochrome ou autocromo, primeiro processo de fotografia colorida, a placa fotográfica seca, o cinema em relevo e a fotografia em relevo.

Fonte:fafich.ufmg.br/lumiere



Ir para Biografias
.
Topo