ARARIBÓIA - ÍNDIO AMIGO DOS PORTUGUESES

No século XVI, onde hoje é a Ilha do Governador no Estado do Rio de Janeiro, antiga Guanabara, vivia um grupo tupi da tribo Temiminó, chefiada por Araribóia.

Viviam às margens da Baía da Guanabara, onde conseguiam se defender dos ataques das tribos inimigas, entre elas a tribo dos Tamoios. A tribo dos Tamoios era mais populosa , possuía mais de 70 mil índios em toda a Baía da Guanabara e na atual Bertioga, São Paulo.

A tribo de Arariboia (Temiminó) possuía apenas 8 mil indígenas. Naquele tempo, a Ilha do Governador era referida pelos índios como ilha de Paranapuã. A tribo dos Tamoios era liderada por Cunhambebe, e se aliaram aos franceses que pretendia fundar a França-Antártida.

Estátua do Índio Arariboia

A tribo dos Cunhambebe, em 1555, ajudou os franceses a dominar os portugueses e os temiminó e toda a Capitania do Rio de Janeiro.

Os temiminó se exilaram em terras capixabas, muitos relatos atestam a liderança de Arariboia na tribo antes da invasão francesa, afirmando a liderança de Araribóia na tribo seria assumida no Espírito Santo, a partir de 1562.

Araribóia se aliou aos portugueses como forma de adquirir proteção e liberdade a sua tribo, os temiminó estariam livres da escravidão e do extermínio colonial. Na costa capixaba, os temiminó ajudaram os portugueses contra outras tribos inimigas e piratas que tentavam saquear o território da colônia.

Em 1564, Araribóia se aliou Estácio de Sá a lutar contra os franceses que haviam invadido o Rio de Janeiro. Embarcou com sua tribo rumo ao Rio com o propósito de se estabelecer contra os Tamoios, segundo relatos do padre José de Anchieta :

“Acompanhava a frota um índio, de nome Arary-boia – que ficou registrado na história do tempo como Martim Afonso Araribóia – e que era amigo dos portugueses desde a época em que a terra de Piratininga fora desbravada. Agora, fizera companhia a Estácio para o ajudar a estabelecer-se na terra dos Tamoios”.

Depois de várias lutas, em 1565, os portugueses e a tribo temiminó expulsaram os franceses do Rio de Janeiro e venceram a tribo dos tamoios. Em 1568, Araribóia recebeu o direito a escolher uma porção de terras situadas no outro lado da Baía de Guanabara para estabelecer sua nova tribo. Recebendo em sesmaria, Araribóia fundou a aldeia de São Lourenço, que viria a ser o embrião da atual cidade de Niterói, estado do Rio, criada em 1573.

Niterói, no idioma indígena, significa “águas escondidas” . Araribóia foi batizado com o nome cristão de Martim Afonso de Sousa, recebeu o Hábito de Cavaleiro da Ordem de Cristo e foi beneficiado com uma pensão de 12 mil reis. Tornou-se capitão-mor da aldeia de São Lourenço.

Baia da Guanabara-RJ - Indio Araribóia

Antes de falecer, Araribóia teve esposas e filhos, e seu cargo de capitão-mor foi herdado pelos seus descendentes. No século XIX, as aldeias indígenas de Niterói foram extintas e os índios incluídos na cidade como cidadãos.

Fonte:revistahistoria.com.br/biografias

Ir para  BIOGRAFIAS
.
Topo