ANTÔNIO RAPOSO TAVARES - O CAÇADOR DE ÍNDIOS

Antônio Raposo Tavares (São Miguel do Pinheiro, 1598 - São Paulo, 1658), português, judeu e bandeirante paulista, antes de ser cavaleiro da Casa Real, serviu a D. Francisco de Sousa.

Antonio Raposo Tavares

Filho de Fernão Vieira Tavares, governador da Capitania de São Vicente, veio para o Brasil em 1618, fixando-se em 1622. A frente bandeirante de Antônio Raposo tinha a função de aprisionar indígenas, sendo uma frente despovoadora.

Ocupou o cargo de juiz ordinário em 1633, foi também ouvidor da capitania de São Vicente. Fora deposto pelo governador e excomungado pelos jesuítas, porém a ouvidoria geral do Rio de Janeiro o absolveu e o recolocou no cargo.

Em 1636, realizou nova expedição em direção a Tape, região central do atual Rio Grande do Sul, lá expulsou os jesuítas, retornou a São Paulo como herói.

Dedicou-se a ações militares entre os anos 1639 a 1642, época em que exerceu o cargo de capitão da companhia, prestando auxilio às forças militares presentes na Bahia. Entre os anos de 1648 a 1651, efetuou a maior de suas bandeiras, em busca de praia partiu de São Paulo e, através da floresta amazônica, chegou à região do estado do Pará.


Numa expedição que partiu do rio Tietê até o rio Paraná, planejou uma bandeira em duas colunas, a primeira liderada por ele e a segunda por Antônio Pereira de Azevedo. Em dezembro de 1648, unificaram as bandeiras no rio Paraguai e , em 1649, alcançaram o rio Guapaí em direção à cordilheira dos Andes, estiveram em terras bolivianas e, depois de explorarem a região, seguiram rumo ao rio amazonas através do rio madeira, expedição que o levaram até Belém.

Fonte:Netsaber.com.br/biografias


Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.


Ir para Biografias
.
Topo