1 DE MARÇO - ANIVERSÁRIO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Aclamada por grandes poetas e músicos, a cidade do Rio de Janeiro está sempre presente no cinema e nas artes plásticas, faz parte do cartão-postal do Brasil e, mesmo assim, só quem respira um pouco do clima carioca sabe o que quer tudo isso.

Estádio do Maracanã

Ser carioca é um estado de espírito que não se perde mesmo longe do sol e do mar, qualquer um que põe os pés na Cidade Maravilhosa ganha um pouco desse ar descontraído, esperto e bem-humorado.

É, apesar de tudo, uma cidade de contrastes. Nem todos têm as mesmas chances; existe a violência das grandes cidades. Mas o jeitinho do carioca sempre encontra uma maneira ou outra para driblar as diferenças. É por isto que três dos principais símbolos da cidade são também espaços onde convivem todas as classes: o Maracanã, com o futebol, onde o que vale é torcer pelo time do coração; o Carnaval, em que a paixão pelo samba supera qualquer diferença; e as praias, porque, afinal, o mar é de todos.

História do Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro não recebe este nome por causa de um rio! Na verdade foi um estuário, observado por Gonçalo Coelho logo após o descobrimento do Brasil, que inspirou o nome. Gonçalo Coelho era o encarregado do reconhecimento da terra e pensou que o estuário era a foz de um grande rio. Como era dia 1 de janeiro de 1502, o nome ficou sendo “Rio de Janeiro”.

A fundação da cidade, mais de meio século depois, se deu por questões militares. É que, em 1555, as invasões francesas ocuparam a Ilha de Villegaignon para lá fundar uma colônia. Isto obrigou os portugueses a prestarem mais atenção na costa brasileira, principalmente na região da Guanabara. Então, em 1560, o terceiro governador geral do Brasil, Mem de Sá, saiu da Bahia com o objetivo de expulsar os franceses da ilha. E conseguiu.

O sucesso foi comunicado à Rainha Regente, D. Catarina, em Portugal, por Estácio de Sá, primo de terceiro grau de Mem de Sá. Por causa das peculiares relações de parentesco da época, alguns historiadores atribuem a Mem de Sá a posição de “tio” de Estácio de Sá; uma questão de proximidade.

Estácio de Sá veio para o Rio em 1564, com instruções do primo para expulsar os inimigos, manter paz com os índios tamoios e ouvir os conselhos do Padre Nóbrega. Como não foi possível se entender com os tamoios, Estácio pediu a intervenção do padre.

Conseguido o apoio dos índios, Estácio de Sá organizou a expedição e partiu em 22 de janeiro de 1565. Em 1o de março desembarcaram e foi fundada a cidade, a que se chamou de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao Rei de Portugal, D. Sebastião.

Tanta arte e cultura e você ai?

A cultura na cidade do Rio de Janeiro oferece muito mais opções do que se divulga por aí. Na verdade, as pessoas ficam tão impressionadas com as belezas naturais (que também são o carro-chefe dos pacotes turísticos) que às vezes nem se informam do número de museus, centros culturais, galerias de arte...

São, ao todo, 92 espaços na categoria de centro cultural e afins, sem contar as cerca de 80 bibliotecas (22 das quais são públicas) e os teatros e casas de espetáculos, por volta de 102. Destaque para o Teatro Municipal, que soma uma linda construção e grandes atrações.

A cidade ainda é a sede da Academia Brasileira de Letras e da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Teatro:

Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Teatro Municipal

Para assistir a um bom filme, pode-se escolher entre os 118 cinemas. Quem prefere ir a um museu, tendo 77 opções?

Museu de Arte Moderna

Possui importante acervo de artistas nacionais e estrangeiros e se destaca pela construção moderna, com a assinatura de Oscar Niemeyer.

Museu Nacional de Belas Artes

Obras de artistas brasileiros e estrangeiros. Do arquivo nacional, as peças datam desde o século XVII. Só a construção do prédio já vale a visita.

Museu Histórico da Cidade

17 mil peças desde 1565, com farto material documental e iconográfico.

Museu Histórico Nacional

Com acervo partindo de 1603, tem um material interessantíssimo relativo à época do império.

Museu Nacional

Um passeio imperdível, principalmente para os amantes da história natural. Tem fósseis, restos de meteoros, cultura greco-romana, múmias egípcias, galerias de animais empalhados, esqueletos de animais pré-históricos, objetos indígenas e muito mais.

Museu da República

Bom para conhecer a antiga sede da Presidência da República, entre 1897 a 1960

Fonte: IBGE



O carnaval no Rio de Janeiro

Bandas e Blocos

Antes do carnaval e nos quatro dias de folia o maior divertimento do carioca é poder participar das bandas e dos blocos desde os seus ensaios, que têm sido o ponto alto do período pré-carnavalesco, transformando-se nas grandes festas do verão carioca.

Carnaval

Terreirão do Samba

Espaço ao ar livre que revive a ambientação do berço do samba, a Praça Onze. Geralmente é inaugurado antes do carnaval, funcionando a pleno vapor nas madrugadas do tríduo momesco. Um grande palco magnetiza as atenções para os shows ininterruptos de música popular brasileira e de samba. Tudo regado a muita cerveja gelada, disponível nas barracas com serviços de alimentação.

Ensaios das Escolas de Samba

Esta é a melhor maneira de entrar em contato com o samba genuíno. Desde o momento em que se ouvem as primeiras pulsações do batuque da bateria de uma escola de samba, todo o corpo é contagiado e os pés imediatamente se manifestam no ritmo da música.
Toda a escola de samba possui uma quadra de ensaios, que funciona, na maioria dos casos, nos finais de semana. Isto é, um lugar fechado ou ao ar livre onde se dança e se aprende o samba enredo que será tocado no Carnaval. Com certeza uma experiência para não ser esquecida. Há também os ensaios gerais que acontecem na Passarela do Samba, um bom momento para vivenciar parte da grande festa que se desenvolverá no Carnaval.

Assistir aos desfiles das escolas de samba é viver o próprio carnaval. É pular, acompanhar a letra do samba, incentivar a escola, vibrar junto.
Por uma hora e vinte minutos cada escola exibe a beleza da criatividade de artesãos locais, mostrada com força, brilho e movimento. Fruto de um trabalho árduo de cada comunidade durante um ano.
Mutirões são organizados e, nos imensos barracões do Centro, o trabalho não pára.
Para quem participa de todo o desenvolvimento de uma escola de samba é quase uma religião e o rito da alegria deslumbra a todos a cada ano.

 Cidade do samba-RJ


Cidade do Samba

O mais novo atrativo turístico do Rio de Janeiro é a Cidade do Samba, a qual ocupa uma área de 114.000m2, construída pela Prefeitura do Rio, na zona portuária
A escolha da localização da cidade temática tem razão de ser, pois foi lá, espécie de “Solo Sagrado”,onde nasceu o Samba Carioca.
O triângulo formado por Saúde, Santo Cristo e Gamboa concentra grande tradição da cultura popular da Cidade, notadamente de personagens e entidades ligadas ao Carnaval Carioca.
O desenho da Cidade do Samba forma uma figura geométrica, com as fábricas circundando a praça central. Parecem partes de um grupo de mãos dadas, formando uma grande roda. É como se o mundo do samba estivesse abraçando os seus ancestrais que estiveram por aqui nos séculos XVII e XVIII, trazendo a arte da dança e da música africanos,hoje incorporada às tradições culturais brasileiras.
A cidade temática transformará as atividades das Escolas de Samba numa prática permanente. Mais do que um centro de visitação turística, a Cidade do Samba se consolida como um núcleo de produção da genuína arte brasileira.


AS FÁBRICAS DE SAMBA

Barracões


Portões de 10m de largura por 7,5m de altura possibilitam a passagem dos carros alegóricos completamente montados.
No último piso, de 2.700m2 funcionam os ateliês de costura, chapelaria, adereçaria, além das oficinas de isopor e modelagem em fibra de vidro.
Um elevador de carga atende aos 4 pavimentos.
O vão de 12m de altura permite que as alegorias sejam montadas em tamanho natural.
De uma passarela externa o visitante percorrerá todas as fábricas, assistindo a montagem das alegorias através de vidraças e de uma varanda de 8m de altura.
A Passarela Professor Darcy Ribeiro está localizada na Rua Marquês de Sapucaí, na Cidade Nova. O início da Passarela faz confluência com a Avenida Presidente Vargas, na altura da Praça Onze e o seu final é na Rua Frei Caneca.
Fonte: www.rio.rj.gov.br

Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016


Acontecerão, no mês de agosto de 2016 na cidade do Rio de Janeiro (Brasil), os XXXI Jogos Olímpicos de Verão. A abertura será realizada  no dia 5 de agosto. A cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 21 de agosto. O lema dos jogos será "Viva sua paixão". As duas cerimônias acontecerão no Estádio do Maracanã.
O estádio do Maracanã está sendo totalmente reformado e modernizado. Sua capacidade será de 82.000 espectadores. 
As cerimônias de abertura e encerramento serão vistas pela televisão por, aproximadamente, 4,5 bilhões de pessoas no mundo todo (estimativa).
A expectativa é de que participem, nas Olimpíadas 2016, cerca de 12.500 atletas de 206 nações.


Ao todo serão disputadas 28 modalidades olímpicas, duas a mais (Rúgbi de sete e Golfe) do que as dos Jogos Olímpicos de 2012.
Locais de competição:
Zona Barra

- Centro Olímpico de Treinamento: basquetebol, handebol, judô, lutas e taekwondo
- Centro Olímpico de Hóquei: hóquei sobre a grama
- Centro Olímpico de Tênis: tênis
- Velódromo Olímpico do Rio: ciclismo de pista
- Centro Aquático Maria Lenk: polo aquático e saltos ornamentais
- Estádio Olímpico de Desportos Aquáticos: nado sincronizado e natação
- Arena Olímpica do Rio: ginástica artística, ginástica rítmica e ginástica de trampolim
- Riocentro: badminton, halterofilismo e tênis de mesa e boxe.
- Condomínio Reserva Uno: golfe

Zona Deodoro
- Centro Nacional de Hipismo: hipismo
- Centro Nacional de Tiro: tiro esportivo
- Parque do Pentatlo Moderno: pentatlo moderno
- Arena de Deodoro: esgrima
- Parque Radical: BMX, canoagem slalom e mountain bike

Zona Maracanã

- Estádio do Maracanã: cerimônias de abertura e encerramento e finais do futebol.
- Estádio Olímpico João Havelange: competições de atletismo.
- Praia de Copacabana: sede da maratona aquática, do voleibol de praia e do triatlo.
- Ginásio do Maracanãzinho: voleibol
- Sambódromo da Marquês de Sapucaí: tiro com arco e chegada da maratona
- Estádio São Januário: rugby de sete

Zona Copacabana
- Lagoa Rodrigo de Freitas: canoagem velocidade e remo
- Praia de Copacabana: maratona aquática,  voleibol de praia e triatlo
- Marina da Glória: vela
- Parque do Flamengo: ciclismo de estrada e marcha atlética

Áreas não esportivas
- IBC/MPC
- Praia Olímpica
- Vila de Mídia
- Vila Olímpica
Saiba mais:
- Acesse mais informações sobre as Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016 no site oficial do evento: Rio 2016
Fonte Olimpíadas 2016:
(www.suapesquisa.com - adaptado)


Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.

.

Topo