07 DE ABRIL - DIA DO MEDICO LEGISTA

O médico legista é um profissional da área da saúde que aplica a medicina em questões legais para auxiliar a justiça. A profissão existe desde a Antiguidade e foi evoluindo de importância ao longo dos séculos. De marginal - pois abrir corpos durante muito tempo foi considerado pecado pela Igreja Católica - a sucesso nas séries de TV. E neste 7 de abril comemora-se o Dia do Médico Legista.

A data foi escolhida para homenagear estes profissionais, quando no ano de 1886 o conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, então presidente da Província de São Paulo, assinou a lei nº 18 , que oficializou a perícia médico-legal no Brasil.

O médico legista é responsável por fazer exames de corpo de delito em vítimas vivas ou mortas, relacionando-se com os mais diversos campos do direito, elaborando laudos que permitam a análise de fatos ocorridos durante o crime, de armas utilizadas, da causa da morte, entre outros aspectos. Esses laudos auxiliam na investigação de cada caso, podendo até fornecer características do criminoso, como também de ser imprescindível na resolução de casos judiciais.


Para ser um médico legista é necessário que o profissional domine conceitos de medicina, direito, biologia, química, balística, etc... Precisa possuir, antes de tudo, diploma de curso superior em Medicina, que tem duração média de seis anos. A medicina legal é considerada uma especialidade médica, portanto, após o término do curso é necessário fazer a especialização, onde serão abordados conceitos diversos como os óbvios direito, biologia e balística. Acrescenta-se também sociologia e filosofia.

O corpo de Júlio César, na Roma Antiga, por exemplo, foi submetido a exame tanatológico pelo médico Antístio, que declarou que apenas um dos ferimentos fora efetivamente o causador da morte. Aliás, vem de César a origem do termo "cesariana" (cortar).

Diversos exames, durante a Idade Média, eram referidos na legislação, desde aqueles que determinavam os ferimentos em batalha, até que os julgamentos submetiam-se ao crivo médico - prática que foi suprimida com a adoção do direito germânico. Na Renascença, ocorre a intervenção do Direito Canônico, e a prova médica retoma, progressivamente, sua importância. Seu verdadeiro berço encontra-se na na Alemanha, com a Constituição do Império Germânico, que tornava obrigatória a perícia em casos como ferimentos, homicídios, aborto e outros.

A necropsia feita no Papa Leão X foi um caso exemplar, havendo a suspeita de ter sido envenenado, em 1521.

Somente no século XIX, a ciência tomou novos ares e autonomia suficiente. A partir daí a evolução de técnicas e métodos de perícia continua até hoje.

Nos últimos anos, na TV, a profissão ficou mais conhecida e o médico legista nunca teve tanta visibilidade, conquistada pelo interesse que o trabalho desperta na população. Tanto que os grandes roteiristas do "show businnes" captaram essa curiosidade e transformaram esses profissionais em tema de diversos seriados da TV norte-americana.


Arquivo X, A sete palmos, CSI, Bones, Tru Calling, são alguns deles. Desde legista investigador do FBI que corre atrás de ETs ao impensável contato de uma médica com mortos que retornam por alguns segundos para pedir socorro e tentar uma nova chance, através de um contato no mundo dos vivos...

Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.

Topo