07 DE ABRIL - DIA DO CORRETOR

.
Necessário em vários campos da economia, o corretor é um profissional e tem de dispor de conhecimentos sólidos para aturar em cada área.

Bolsa de Valores

Atuando na compra e venda de ações, o corretor da bolsa de valores, por exemplo, tem como função, comprar ações a preços mais baixos e vender a preços acima do que foram adquiridos. Ao analisar as tendências de mercado e obter informações sobre as notícias de todo o mundo, o bom corretor da bolsa, pode determinar com antecedência as ações que sofrerão baixa ou as que terão alta.

Corretor

Corretor - Intermediário de negócios

Nem todas as pessoas têm disponibilidade ou até mesmo competência suficientes para negociar produtos ou adquirir mercadorias e serviços. Normalmente, o corretor é um intermediário de negócios. O corretor é o profissional que intermedia um leque de negócios, oferecendo conhecimento técnico e segurança na transação entre duas partes. Para tanto, o corretor recebe uma comissão sobre o valor da transação, como honorário de seu serviço.

A primeira bolsa de valores

Construído no Rio de Janeiro em 1819 para ser a primeira Bolsa de Valores brasileira, o edifício hoje é conhecido por ali funcionar a Casa França Brasil. Com a chegada de D. João VI e a abertura dos portos às nações amigas, ali se reuniam os comerciantes para a venda e a compra de títulos da dívida pública, de ações de sociedade ou empresas, de metais preciosos, etc. Era o nosso primeiro centro de corretagem, onde as mercadorias e títulos mudavam de dono por intermédio dos corretores.

Seguros

Capacitado e autorizado a promover contratos de seguros, o corretor de seguros é o profissional habilitado a efetuar transações entre as sociedades seguradoras e as pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. O exercício da profissão de corretor de seguros depende de prévia habilitação e registro. Essa habilitação é obtida através de exame para corretores de seguros, ministrado pela Fundação Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG).

Corretor - intermediário de negócios


Os corretores de seguros são organizados em sindicatos estaduais, afiliados à Federação Nacional dos Corretores de Seguros (FENACOR).

Imóveis

Destaca-se, por último, os corretores de imóveis, cuja função é intermediar a compra, venda, permuta e locação de imóveis comerciais e residenciais.


O corretor de imóveis deve ter diploma do curso Técnico de Transações Imobiliárias (TTI), sem o qual não poderá exercer a profissão. Após a emissão do diploma, o corretor deve estar inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis, órgão que regula a profissão e coíbe a atuação dos maus ou falsos profissionais.

Viagens e outros

Há ainda as figuras dos corretores de planos de saúde, os de viagens, entre outros igualmente importantes para o ramo de corretagem.


Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.


.
Topo